Pedido de Desalienação Financeira do Veículo

Pedir a desalienação do veículo no banco ou financeira, os proprietários que compraram veículos através de financiamentos de autos sempre nos enviam emails perguntando como deve proceder para solicitar a retirada do gravame de alienação do veículo depois de ter terminado os pagamentos, ou seja, concluído a  quitação.

O primeiro passo depois de ter feito a quitação de todas as parcelas do financiamento ou ter feito a liquidação antecipada do contrato de financiamento do veículo, é solicitar junto a instituição credora a liberação do veículo para passar para o seu nome.

Antigamente o Detran era quem incluía o gravame, quando o veículo era registrado, como também dava a baixa, quando da quitação do financiamento era formalizada.

Desnalienação de Veículo

Com as mudanças naturais dos sistemas que gerênciamento, atualmente essas informações são feitas pelos próprios agentes financeiros, eles registram tanto a inclusão do gravame quanto a sua baixa através do “Sistema Nacional de Gravame” (SNG). Desta forma o sistema ficou muito mais ágil. Quando uma pessoa vai ao Detran fazer o registro de um veículo, a autarquia verifica o sistema (SNG) e consulta se existe algum registro de financiamento. Se o veículo for financiado, o órgão emite o documento constatando que há alienação fiduciária.

Da mesma forma acontece quanto à desalienação financeira do veículo, quando o proprietário se dirige ao Detran para solicitar um novo documento do veículo que não consta a alienação fiduciária. A autarquia, faz a devida consulta ao SNG e, constatando que o agente financeiro (banco/financeira) já deu a baixa no gravame, um novo documento CRV (Certificado de Registro de Veículos), é emitido livre da alienação.

Com o “Sistema Nacional de Gravame” (SNG), a desalienação financeira do veículo ficou muito mais eficiente e rápida, já que só o envio da carta de quitação ao proprietário do veículo poderia levar um ou mais meses. Com esse sistema, o prazo diminuiu, leva de 10 a 30 dias.

Vale lembrar que a baixa feita diretamente pelas instituições financeiras dando o veículo como quitado e livre de ônus fiduciário, até tornou o processo mais rápido e prático, porém não isenta o proprietário do veículo de ir ao Detran para realizar a vistoria no veículo e retirar um novo DUT/CRV, sem constar o gravame, ou seja, sem estar com a alienação fiduciária carinbada.

Esse processo apesar de ser simples de entender, ainda tem trazido algumas confusões para proprietários de veículos alienados. Alguns acreditam que a simples baixa do agente financeiro no SNG (Sistema Nacional de Gravame) é o suficiente para que o Detran emita um novo DUT sem o registro de alienação fiduciária.

O que mais acontece e com frequência, é ao terminar de pagar o financiamento o propietário acredita que a quitação ocorre automaticamente. Concluido a quitação, o Detran envia o novo documento para a casa do proprietário ainda constando a alienação, neste caso pensam que o erro foi da Autarquia.

No entanto, a baixa enviada pelo agente financeiro ao Detran agiliza o processo de desalienação e evita que o proprietário precise ir a um cartório para reconhecer firma da antiga carta de quitação. Mas o proprietário tem que estar atento que é preciso ir ao Detran fazer a vistoria no veículo quitado, essa vistoria irá permitir que seja emitido um novo documento CRV (Certificado de Registro de Veículos) livre do gravame.

7 Responses to Pedido de Desalienação Financeira do Veículo

  1. Adenilson disse:

    Como faço o pedido de DESALIENAÇAO FINANCEIRA de um veiculo

  2. Tatiana disse:

    Olá,sou filha de cássio oliveira que veio a falecer ano passado.E deixou uma moto cb300 para mim e meu irmao,esta moto foi financiada,mas com o falecimento de meu pai,a empresa moto fácil me deu um papel de quitação da moto.Eu tenho 20 anos mais o meu irmao é de menor,por isso pedimos um alvara pro juiz liberar a venda da moto.Vendemos a moto em dezembro de 2011,mas ainda nao recebemos o dinheiro pois a pessoa que comprou foi transferir a moto para o nome dele,mas o gravame esta preso.O que fazer??Já fui ao detran,mas eles nunca resolvem,não sei mais o que fazer,já venceu um alavara meu e tive que pedir outro alvara pro juiz.Aguardo seu e-mail me ajudando com o que fazer!

  3. Marcos W.Salatta disse:

    Meu veículo está impossibilitado de andar(bati).Como fazer a desalienação finaceira agora?Posso vender o carro mesmo não deslienando?

  4. emersom vieira fernandes disse:

    para tirar a alienaçao do meu veiculo tenho q pagar rs150 reais para ter um novo documento isso e normal ou posso ir na justiça para a banco tirar isso e certo

  5. julio cesar salamim disse:

    Gostaria de retira a Desalienação da moto do meu pai Manoel Salamim praca da moto HEY 4978 ela ja foi quitada atempo ?.

  6. higor disse:

    bom dia como que eu quito o veiculo eu comprei o carro depois que eu vim descobri que o carro não estava quitado como que eu conçigo paga o carronão esta no meu nome naõ sei como encontra o ex dono o que eu faço

  7. geraldo disse:

    comprei uma moto de uma amiga que tinha financiado para seu pai, ainda faltava mais de 20 prestações, querendo eu ja passar para meu nome fui informado pela instituição financ. que a transferência da divida ficava quase 1000,00 o que dava pra eu pagar 5 prestações. conversei com a proprietária financiadora me comprometendo a continuar a pagar as prestaç. no nome dela ate terminar o financ.. ela concordou mais quis transferi em cartório o crv. o fizemos. agora a moto ta quitada e o crv com 2 anos ja assino em meu nome. posso ir direto no Detran e fazer a transferência? sei que vou pagar uma multa por atraso de trasf.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>